Televisão - Radiodifusão

TV TUPI

TV TUPI

Foi o grupo de empresas de comunicações dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, que trouxe a televisão para o Brasil. A PRF-3, TV Tupi, inaugurada a 18 de setembro de 1950 em São Paulo, foi o quarto canal de televisão instalado no mundo (os outros três funcionavam na Inglaterra, na França e nos EUA).

O fundador foi Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, dono do grande império de comunicações da época, os Diários Associados que incluia a revista semanal O Cruzeiro e dezenas de jornais e emissoras de rádio por todo o país.

Como, por falta de uma estação transmissora, ninguém tinha um aparelho de TV em casa, Chateaubriand trouxe duzentos aparelhos para o Brasil, dos quais cem foram vendidos e cem doados aos patrocinadores da iniciativa.

As vinhetas criadas por Mário Fanucchi para a extinta TV Tupi mostravam um simpático indiozinho anunciando os próximos destaques da programação.

Terminou de forma melancólica, quase trinta anos após a inauguração, a primeira emissora do Brasil. A TV Tupi de São Paulo foi declarada extinta no dia 16 de julho de 1980. Os funcionários estavam em greve desde janeiro e a última transmissão havia acontecido em maio.

A Tupi carioca saiu do ar no dia 18 de julho de 1980, às 12h36min, após vigília de dezoito horas. Nas últimas cenas, funcionários choravam, tendo ao fundo a imagem do Papa João Paulo II.