O Rádio no RS - Radiodifusão

O RÁDIO EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS

O RÁDIO EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS

RÁDIO SULINA LTDA.

A 22 de agosto de 1949 os irmãos Salomão e Isaac Iochpe, comerciantes egressos de Erechim-RS, fundaram em Santo Antônio da Patrulha-RS a primeira emissora regional do Litoral Norte, a Rádio Sulina Ltda., sob o prefixo ZYK-207, administrada por Mário Póvoas.

A partir do ano de 1956 um grupo de empreendedores locais adquiriu a empresa e a administração ficou a cargo do português Antônio Gomes Ferreira, mais conhecido como “Antônio Padeiro”. O sucesso da emissora estava garantido. Com programação variada, especialmente músicas, para todos os gostos, a de maior sucesso foi sem dúvida a de dedicatórias, quando na voz de Antônio Padeiro, era anunciado  “... o programa das homenagens sonoras através dos 100 watts da Rádio Sulina de Santo Antônio da Patrulha”.

Os noivos eram homenageados com uma série de músicas encomendadas, previamente, pelos convivas que se cotizavam para o necessário pagamento, principal fonte de receita da emissora. Pela quantidade de dedicatórias podia-se avaliar o prestígio dos nubentes e a dimensão das núpcias. As festas de aniversários eram animadas com dedicatórias onde cada qual escolhia a música que melhor se identificaria com o aniversariante. Muitas foram as declarações de amor, quando o radialista, com sua voz melodiosa, anunciava  “... o fulano de tal oferece, com muito amor e carinho, esta página musical à fulana de tal, que hoje aniversaria” e iam ao ar para toda a região as músicas de Pedro Raimundo, irmãos Bertucci, além dos lamentos de Tonico e Tinoco e outros que tais, que acabaram em inúmeros casamentos.