O Rádio no RS - Radiodifusão

O RÁDIO EM ITAQUI-RS

O RÁDIO EM ITAQUI-RS

RÁDIO CRUZEIRO DO SUL ITAQUI LTDA.

Na próxima segunda-feira, dia 17 de março de 2003, quando o relógio marcar dezoito horas e cinco minutos, a Rádio Cruzeiro do Sul Itaquí Ltda. completará 25 anos de atividades radiofônicas em Itaqui e região.

Foi exatamente nesta hora que depois de dois meses em caráter experimental a Rádio Cruzeiro do Sul recebeu liberação do Ministério das Comunicações para atuar em definitivo no sistema de radiodifusão na freqüência de 1.480 Khz, 1 Kw na antena onidirecional, com o prefixo ZYK-325, estúdios instalados na Avenida Independência, 1233, altos da Eletromager.

O ato inaugural contou com a presença dos representantes do Ministério das Comunicações, Eng. Yapir Marotta e do então Departamento Nacional de Telecomunicações - DENTEL, do itaquiense Dr. Mário César Degrazia Barbosa, autoridades, convidados especiais, sócios e a primeira equipe de funcionários.

Após a inauguração oficial foi servido um coquetel a todos os presentes e o primeiro locutor da emissora Nei dos Santos Marques oficializava através do microfone a liberação em definitivo da Rádio Cruzeiro do Sul, que passava a integrar o sistema de radiodifusão nacional.

Itaquí, após quase dois anos sem comunicação com o fechamento da Rádio Itaquí, voltava a ter voz da sua comunidade através da programação da nova emissora.

Foram pioneiros nesta retomada do rádio em Itaqui, um grupo de pessoas que acreditaram e rapidamente assimilaram a idéia de que o município não poderia ficar mudo e agilizaram com rapidez a liberação de um canal para a cidade.

Formaram neste grupo os Srs. Lydio Carneiro da Silva, na época Prefeito Municipal; Dr. Loli Flores Silva, advogado; Ademar Peitter, técnico eletrônico; e o empresário José Inácio Dornelles, que veio a ser o primeiro Diretor-Presidente da Rádio Cruzeiro do Sul.

Também não se pode esquecer quando se comemora os 25 anos da Rádio Cruzeiro do Sul, da primeira equipe de trabalho que encantou os ouvintes de Itaqui e da região e que passaram a fazer parte do dia a dia das famílias itaquienses.

Nossa mente se aguça com a lembrança dos saudosos Nei Marques e seu “Tarde Espetacular”; Newton Sérgio Souza e sua técnica maravilhosa; Luis Mário Osório apresentando os programas gaúchos “Assim amanhece o Pampa” e “Roda de Chimarrão”; Ceneu Salcedo com o correspondente “Itrasa de hora em hora” e a “Frente Ampla de Notícias”, ao meio-dia. Os dois irmãos José Hector Dornelles e Ramón Victor Dornelles que esbanjavam categoria como técnicos de som; a secretária-executiva Sônia Nunes, que recebia a todos com um sorriso de alegria.