O Rádio no RS - Radiodifusão

O RÁDIO EM CRUZ ALTA-RS

O RÁDIO EM CRUZ ALTA-RS

RÁDIO SOCIEDADE CRUZALTENSE

Remanescente da diretoria da Rádio Sociedade Cruzaltense, Olmiro Ingelfritz historia a emissora que iniciou suas operações em 1930, mas que só se manteve no ar até 1931.

“Naquela época existiam em Cruz Alta somente 30 aparelhos receptores das marcas Oltz, Telefunken, Radiola-20 e Erla.

No ano de 1929 foi organizada a Rádio Sociedade Cruzaltense com a finalidade de agrupar os estudiosos e os amadores de radiotelefonia e a radiotelegrafia. O conselho diretor ficou assim constituído: Jovino dos Santos, presidente; Pacífico Dias Fonseca, Alcides Roessler, Eulino Castilhos, Catarino Azambuja, Olímpio Coelho, Heli Brissac, Domingos T. Calau e Olmiro Ingelfritz. Só um ano depois a rádio foi para o ar com um transmissor de duzentos watts”.

E o depoimento de Ingelfritz oferece ainda subsídios importantes:

“Desde 1924 / 1925, ouvíamos em Cruz Alta as estações argentinas Rádio Olivos, Rádio Bruzza, Rádio Prieto e Rádio Municipal de Buenos Aires.

Já no ano de 1926 passamos a sintonizar a Rádio Educadora Paulista e, de quando em vez, a SPE, Rádio Praia Vermelha, do Rio”.

RÁDIO INDEPENDENTE

A 2 de fevereiro de 1979 foi inaugurada a Rádio Independente pelo Ministro das Comunicações Euclides Quandt de Oliveira.