Biografia sobre Radiodifusores

MARIO FERRAZ SAMPAIO

MARIO FERRAZ SAMPAIO

Natural de Limeira, Estado de São Paulo, foi o primeiro locutor a atuar numa estação de rádio paulista. Mario Ferraz Sampaio tornou-se elemento de destaque dentre os empresários da radiodifusão nacional. Membro fundador da ABERT, em 1962, da qual foi Presidente do Conselho Consultivo por várias gestões; Relator da Comissão que formulou em 1968 o Código de Ética da Radiodifusaão Brasileira, ele recebeu a honra da Medalha do Mérito da Radiodifusão.

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, destacou-se na vida social e científica, ocupando por três vezes a Presidência do Rotary Club de Campos. Militou há mais de 15 anos como titular das cadeiras de “Técnicas de Rádio e Televisão” e de “Comunicação Comparada” na Faculdade de Filosofia de Campos, cujo departamento de Comunicação Social dirigiu por cerca de 10 anos.

Lecionou História do Rádio e da Televisão, na Disciplina “História da Comunicação”. Foi autor de vasta produção irradiada e publicada, de cunho literário e científico.

Autor do livro “História do Rádio e da Televisão no Brasil e no Mundo”, memórias de um pioneiro, editado pela Edições Achiamé Ltda., 1984, no Rio de Janeiro-RJ.