Biografia sobre Radiodifusores

LASIER MARTINS

LASIER MARTINS

Nascido em Vale Verde, antigo distrito de General Câmara, Rio Grande do Sul, em 1942, Lasier Costa Martins começou sua carreira na imprensa muito cedo. Com apenas 17 anos, já estava integrado na equipe de esportes da Rádio Difusora de Porto Alegre. Em 1961, foi para a Rádio Guaíba, onde ficou durante 24 anos. Está na RBS desde 1986 e é, atualmente, um dos comunicadores mais consagrados do Rio Grande do Sul.

Lasier Martins é comentarista do Jornal do Almoço, apresentador do programa Conversas Cruzadas da TVCOM e do Gaúcha Repórter, na Rádio Gaúcha. Tem no currículo inúmeras viagens ao exterior, incluindo Copas do Mundo (1978, 1982, 1986 e 1990) e a cobertura da pré-guerra do Golfo.

“Eu sempre fui fanático por rádio. Na escola, eu jogava bola, mas o que eu gostava mesmo era de narrar os jogos e fazer locução no alto-falante. Com 16 anos, fui convidado para criar um programa de esportes na Rádio Montenegro. Depois, vim para Porto Alegre estudar e procurei emprego nas emissoras da capital.

Paralelamente ao rádio, exerci outras atividades. Fui funcionário da Penitenciária Estadual, advogado da Souza Cruz por dez anos e também criminalista. Tive formação em Direito pela UFRGS em 1967, cheguei a pensar em sair da imprensa e me dedicar somente à advocacia, mas comecei a ter oportunidades muito atraentes na comunicação, que me deram uma grande satisfação profissional, e por isso continuo até hoje.”