Biografia sobre Radiodifusores

JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO

JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO

Mendes Ribeiro era gaúcho, natural de Porto Alegre, fez seus estudos primários e secundários nos Colégios Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora das Dores. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia da PUC e em Ciências Políticas e Sociais pela Faculdade de Direito da Unisinos. Professor de teoria geral do processo, direito constitucional e técnica de rádio e jornal. Fundador da Faculdade de Comunicação Social da Unisinos. Diretor do departamento de direito da comunicação social do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, do qual era membro.

Foi presidente da Escola Superior Osvaldo Vergara da Ordem dos Advogados do Brasil. Iniciou sua carreira pelos microfones da Rádio Gaúcha em 1951, graças a uma concessão do diretor artístico da emissora. Na verdade, fora reprovado e tido como um inepto para trabalhar no rádio. Soube fazer jus à chance: dois meses depois, era diretor de esportes, notícias e chefe dos locutores.

A ascensão meteórica do início foi apenas um prenúncio. Aos 28 anos, tornou-se o primeiro diretor de Broadcasting da Guaíba, emissora que trouxe um novo padrão para as rádios do Estado. Aos 33 anos, entrou para a TV e também iniciou a carreira política, elegendo-se deputado estadual. Ao completar 42 anos de profissão havia tornado-se um homem de prestígio, prático e sem ilusões. Para ele, o rádio, como qualquer veículo, é uma empresa, onde a liberdade de informação é um conceito relativo.