Biografia sobre Radiodifusores

ERNANI BEHS

ERNANI BEHS

16.07.1923 - 21.02.2002

Ernani Jacó Behs, nasceu na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, em 14 de julho de 1923, filho de João Lothar Behs e Alice Schmitt Behs. Foi radioator, locutor, jornalista e publicitário. Iniciou a carreira em sua cidade natal, em 1938, com um serviço de autofalantes chamado A Voz do Poste. Na verdade, o nome do serviço era A Voz da Alegria. Ernani Behs, neste serviço, era locutor, operador, discotecário, redator, vendia e lia os reclames, fazia tudo. Posteriormente, em 1940, mudou-se para Porto Alegre. Na Capital, trabalhou na Rádio Gaúcha, lendo textos para o programa Hora do Estudante, do Penha Rodrigues. Em 1943 ingressou na Rádio Farroupilha - PRH-2. O diretor da Rádio Farroupilha era o Dr. Manoel Braga Gastal. Foi galã do Teatro Farroupilha. Atuou em Os Miseráveis, de Victor Hugo, terceira radionovela feita no Rio Grande do Sul. Trabalhou também na Rádio Difusora.

Trabalhou ainda na TV Piratini, que pertencia aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, na TV Gaúcha e na TV Guaíba. Nesta última, apresentou o programa Viajando com a Guaíba durante onze anos. Formou-se em direito, mas nunca exerceu a profissão. Na área da publicidade, iniciou com sua própria agência. Mais tarde, associou-se à Standard Propaganda. Em 1990 foi escolhido o Homem de Propaganda do Ano.

Dia 21 de fevereiro de 2002, aos 78 anos, Ernani Behs faleceu em Porto Alegre, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.