Artigos sobre Radiodifusão

RÁDIO UFRGS - ZYK-280

RÁDIO UFRGS - ZYK-280

Com 48 anos de existência a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem, em sua bagagem histórica, o feito de ser a pioneira das rádios universitárias do Brasil, e se oficialmente sua data de fundação consta como 18 de novembro de 1957, a movimentação acadêmica para sua implantação remonta a 1948. Na verdade a Rádio da Universidade começou a operar em 1952, em Ondas Curtas, na freqüência de 3.945 kHz, instalada no Prédio do Instituto de Engenharia Elétrica, onde permaneceu até 1960, quando mudou suas instalações para o antigo prédio do observatório meteorológico municipal, edificação integrante do complexo do campus central da UFRGS, tombado pelo patrimônio histórico. A Rádio da Universidade teve seu prédio recentemente restaurado e suas instalações todas recuperadas.

A partir de 18 de novembro de 1957, data oficial de sua fundação, passou a operar na freqüência de 1.080 kHz. Surgindo pelo empenho do professor Engenheiro Antônio Alberto Goetze que buscava através da sua criação demonstrar aos alunos como construir transmissores, a Rádio da Universidade até hoje mantém o espírito de ser uma emissora onde os trabalhos laboratoriais efetuados por alunos, possuem espaço de divulgação.

A Rádio da Universidade, AM 1080, preocupa-se, desde sua fundação, em propiciar à comunidade cultura, lazer e informação por isso sua grade de programação contempla programas informativos, jornalísticos, musicais e de entretenimento que apresentam desde a produção acadêmica de professores, alunos e unidades pertencentes a UFRGS, passando pela agenda cultural da cidade e pelos lançamentos de filmes e livros, firmando-se como divulgadora da música erudita, contemporânea e atual.

Consciente de seu papel de Rádio Universitária Pública a Rádio da Universidade que está a serviço da comunidade acadêmica e da sociedade sedimenta-se como uma Emissora Laboratorial, Informativa e Musical, aberta a todas as manifestações da comunidade onde se encontra inserida.

RÁDIO DA UNIVERSIDADE

ZYK-280, 1080 KHz AM - Stéreo Digital
Pioneira das emissoras universitárias do Brasil.
Órgão de difusão da produção intelectual e tecnológica da UFRGS.

RÁDIO DA UNIVERSIDADE

Rua Sarmento Leite, 426
Campus Central da UFRGS
CEP 90046-900 - PORTO ALEGRE - RS
Tel:  (51) 3316-3435
Fax: (51) 3316-3017

enviar e-mail para a Rádio: http://www.ufrgs.br/radio/mail.htm

A Rádio da Universidade transmite, ao vivo, pela Internet, no endereço: http://143.54.58.13:8080/ramgen/encoder/live.rm (em REAL PLAYER)