Artigos sobre Radiodifusão

NAZARENO MEDEIROS - PP1WT

RÁDIO TAQUARA

Olavo Carlos Wagner, dono do Jornal Panorama, da cidade de Taquara, Rio Grande do Sul, fundado em 27 de setembro de 1975, ficou sabendo, por intermédio de um dos sócios, que a Rádio Taquara - ZYU-22, fundada em 15 de novembro de 1950, por Leonardo Altmayer e Orlando Krumenauer, estava à venda. Um dos motivos: grave crise financeira. Tanto é verdade que os mais de dez sócios da época se diziam cansados de colocar dinheiro no negócio. O outro: equipamento obsoleto. A tal ponto que o DENTEL - Departamento Nacional de Telecomunicações ameaçava fechar a emissora.

Olavo Wagner, todavia, não dispunha de cacife financeiro para comprar a Rádio Taquara sozinho. “Só tinha sonhos e capacidade de trabalho”, confessa. A saída era procurar um bom avalista. Depois de fazer várias tentativas sem êxito, “pois ninguém acreditava na viabilidade financeira da emissora”, alguém lhe indicou o empresário Nereu Wilhelms. “Eu lhe assegurei que começaria a reverter o quadro em dois meses, e ele topou o desafio, disponibilizando o dinheiro necessário para a compra”, conta o jornalista.

Amarrada a parceria, Olavo Carlos Wagner e Nereu Wilhelms ficaram cada qual com 35% da sociedade. Os 30% restante permaneceram nas mãos de Ernani Behs, o único dos sócios antigos que, na última hora, decidiu permanecer no negócio. O novo diretor assumiu em 1º de maio de 1977, e uma de suas primeiras dores-de-cabeça foi evitar o fechamento da rádio pelo Dentel. Usando de muita diplomacia, conseguiu fazer com que o órgão federal lhe desse algum prazo para regularizar a situação. O resto foi trabalho. “No fim do primeiro ano, já trocamos o transmissor e sobrou dinheiro para os sócios”, conta. Em junho de 1983, Olavo Wagner comprou a cota da sociedade que havia ficado com Ernani Behs. Restava ainda a parte de Nereu Wilhelms, que relutava em se desfazer da sua parte no negócio. Naquela altura, Wilhelms já havia ingressado na política, mas sem jamais interferir na linha editorial da Rádio Taquara. “Desde logo, deixei claro que eu trabalhava como empresário e jornalista”, conta Olavo Wagner.

Finalmente, depois de muita insistência, em 30 de julho de 1993, Nereu Wilhelms aceitou vender os 35% que lhe cabiam na sociedade. Olavo Carlos Wagner tornava-se, assim, o único dono da Rádio Taquara. O acúmulo de funções exigiu de Olavo Wagner a montagem de uma equipe qualificada para garantir o funcionamento dos dois veículos de comunicação sob sua responsabilidade. No ano seguinte à compra da Rádio Taquara, veio reforçar o “time” a jornalista Inge Dienstmann que, mais tarde, se tornaria a esposa do chefe e sua sócia tanto na emissora quanto no jornal.

A Rádio Taquara, assim como o Jornal Panorama, se encontra no atual endereço Rua Rio Branco, 1006, no prédio inaugurado em 17 de abril de 1986 pelo então governador do Estado do Rio Grande do Sul, Jair Soares, quando das comemorações do Centenário da cidade de Taquara, e onde atualmente também está instalada a Rádio Emoção FM.