Publicações de Radioamadores

CARLOS MARIA FERREIRA - PY3CM

CARLOS MARIA FERREIRA - PY3CM

22.03.1933 - 17.09.2001

Natural de Porto Alegre-RS, nascido a 22 de março de 1933, filho de José Maria Ferreira e Irma Iracema Endler Ferreira. Fez seus estudos no Colégio Anchieta e iniciou sua vida profissional, em 1950, como locutor, repórter, redator e radioator na antiga Rádio Difusora Porto-Alegrense - PRF-9, então vinculada aos Diários Associados. Em 1952, admitido no Banco do Brasil S.A., nas funções de Escriturário Auxiliar, iniciou sua vida de bancário na cidade de Curitiba-PR, transferindo-se posteriormente para São Leopoldo-RS, com o que teve de abandonar suas atividades como radialista. Já residindo em Porto Alegre, em 1964, obteve sua licença como radioamador com o indicativo de chamada de PY3CAJ, indicativo com o qual teve oportunidade de trabalhar aproximadamente cem países operando pequeno transmissor Delta (cara-branca). Foi detentor do indicativo de chamada PY3CM.

Ao surgirem os primeiros equipamentos de SSB, pode, com um dos primeiros transceivers DRAKE em uso no Rio Grande do Sul, completar sua primeira centena de “countries”, conseguindo, assim, requerer seu diploma do DXCC. Suas atividades radioamadorísticas foram momentaneamente interrompidas quando, requisitado para trabalhar no Banco Central do Brasil, como inspetor, função na qual se aposentou, teve seu tempo de lazer encurtado em consequência de constantes viagens ao interior do Rio Grande do Sul e a São Paulo. Só com sua aposentadoria, em 1980, pode dedicar-se com mais assiduidade às lides radioamadorísticas. Em 1998, ingressou nos meios literários através de seu livro “Cachorro tem cada uma...”, editado pela Editora AGE Ltda, escrito em parceria com o Veterinário Jorge Oscar Endler.

Faleceu a 17 de setembro de 2001, aos 68 anos de idade, em sua cidade natal. Carlos Maria Ferreira era casado com Eunice Elustondo Ferreira e teve uma filha, Jaqueline.