Artigos sobre Radioamadorismo

UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES - USRA

UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES - USRA

SANTA MARIA - RS

A UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES - USRA, entidade que congrega os radioamadores de Santa Maria, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter social e subordinada às leis e normas que regem o Serviço de Radioamador. Tem autonomia própria e prazo de duração indeterminado. Foi fundada a 10 de janeiro de 1949, por um grupo de abnegados radioamadores, e já atingiu 54 anos de atividades, sempre procurando congregar os radioamadores e simpatizantes, mantendo suas portas abertas para recebe-los não só para momentos festivos, como também para orientá-los no encaminhamento de diversos processos relativos a sua especialidade e na prestação de serviços à comunidade e à Defesa Civil do Estado. A USRA possui sede social própria com escritório, salas de reunião, schak, salão de festas, terraço, churrasqueira, localizada no centro da Cidade, na Rua Venâncio Aires, 2025.

O Prefeito local, Dr. Luiz Alves Rollim Sobrinho, altamente conscientizado do valor do radioamadorismo para a comunidade, foi quem lavrou a escritura do terreno onde hoje está a sede própria da UNIÃO. A luta pelo terreno data de 1961, quando o radioamador PY3AKD - Adelmo Genro, vereador na época, apresentou o projeto de doação do terreno que, apesar da aprovação da Câmara de Vereadores, teve o veto do então Prefeito de Santa Maria. A solenidade da assinatura da escritura contou com a presença de grande número de radioamadores locais, tendo sido um passo decisivo para que a USRA atingisse seus objetivos.

Realiza periodicamente cursos preparativos para exames de ingresso ou promoção de classe, a todos os interessados, inclusive aos não sócios, sem ônus algum. Participa de atividades radioamadorísticas em todas as frequências permitidas aos radioamadores e é filiada a LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO - LABRE/RS. Na cidade de Santa Maria a USRA é DELEGADA DA LABRE/RS. O indicativo de chamada da USRA é PY3UR, e tem marcado presença em concursos e contestes, destacando-se, muitas vezes, entre participantes de todo o Brasil. Com isso difundimos o nosso município e região.

A USRA mantém as repetidoras PY3SMA e PY3URJ. Por três oportunidades, em 1958, 1977 e 1999, a USRA sediou o 11º, 29º e o 47º RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO, oportunizando o encontro de radioamadores de vários estados e até do exterior, sempre com amplo sucesso.

USRA - UMA UNIÃO CINQUENTENÁRIA!