Exposição Landell de Moura

A Exposição está sendo exibida na sala de espera para a Peça sobre Landell de Moura


Exposição sobre Landell de Moura abre nesta quinta-feira, 09/08, no Teatro Renascença

A mostra estará em exibição durante a temporada do espetáculo “Landell de Moura, o Incrível Padre Inventor” e apresentará uma réplica do Transmissor de Ondas, patenteado nos EUA, além de painéis que retratam a vida e a obra do cientista

A partir desta quinta-feira, dia 09, e até o dia 19 de agosto, no saguão do Teatro Renascença, em Porto Alegre, estará em cartaz a exposição que registra fatos da vida e as obras do visionário cientista gaúcho, Roberto Landell de Moura. A mostra integra a temporada de estreia do espetáculo teatral “Landell de Moura, o Incrível Padre Inventor”, dirigido por Camilo de Lélis, em cartaz de quinta a domingo, no referido espaço cultural, localizado na Avenida Erico Verissimo, 307. A mostra apresenta nove painéis e uma réplica do Transmissor de Ondas (patenteado pelo padre-cientista, nos EUA, em 1904), obra concluída em maio de 2004 pelo gaúcho Marco Aurélio Cardoso Moura.

O acervo integra o Memorial Landell de Moura, pertencente ao pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues, criado com o intuito de preservar a memória do ilustre inventor brasileiro, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil e, recentemente, sagrado a Herói da Pátria. No Memorial Landell de Moura, Ivan reúne livros, revistas, jornais da época, documentos, fotos, vídeos, DVDs e CDs relacionados ao tema. O memorial funciona regularmente na Rua Dra. Rita Lobato, 150 ap.204, bairro Praia de Belas, Porto Alegre, e está aberto à visitação dos interessados para consulta local. O Memorial Landell de Moura possui também exposição itinerante, que está disponível, mediante agendamento, para as entidades interessadas.

O objetivo do Memorial é de fomentar, informar e facilitar as pesquisas dos interessados na história do rádio. Tem servido de fonte para pesquisas em diversos campos da mídia e da comunicação social.

As visitas deverão ser agendadas pelos telefones:.
(51) 3341-3644, 3341-6649, 3258-6543 e 9641-3289.
ou pelo e-mail: ivan@cpovo.net

Sobre o espetáculo:
No início do sec. XX, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) realizou a transmissão da voz humana sem o uso de fios, através de ondas eletro-magnéticas. Apesar de patentear seus inventos no Brasil e EUA, não obteve reconhecimento e apoio financeiro para desenvolver suas pesquisas em nosso país. Landell investigava, também, a hipnose e os fenômenos ditos parapsicológicos. Ele próprio era dotado de poderes paranormais e, muitas vezes, foi considerado praticante de bruxaria. O espetáculo narra a epopeia de Landell, desde a juventude - quando Lulu, uma prostituta de luxo, se apaixona por ele - até o final de sua vida, quando ele tem uma revelação fantástica sobre sua missão espiritual e científica.

Programação:
Temporada: de 02 a 19 de agosto (três semanas) - de quinta a domingo - sempre às 20h
Teatro Renascença - Centro Municipal de Cultura - Av. Erico Veríssimo, 307 – Porto Alegre
Ingresso R$ 20,00
Clube do Assinante ZH (+ 1 acompanhante) R$ 10,00

Serviço:
Espetáculo: Landell de Moura - O Incrível Padre Inventor
Texto: Hercules Grecco
Direção: Camilo de Lélis
Elenco: Leonardo Barison, Renata de Lélis, Luis Franke, Marcos Chaves, Ariane Guerra, Rafael Franskowiak, Plinio Marcos Rodrigues, Wagner dos Santos.
Trilha Sonora: Marcelo Delacroix
Cenário, Adereços e Efeitos: Alexandre Fávero
Criação de Luz: Fernando Ochôa
Contraregragem e Luminotécnica: Flávio Silveira
Coreografia: Carlota Albuquerque
Figurino: Fabrizio Rodrigues
Fotos: Vilmar Carvalho
Produção: Silvia Abreu
Assistência de Produção: Gabriel Forlin
Realização: Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda e Cia Teatral Face & Carretos
O Projeto "Landell de Moura - O Incrível Padre Inventor" foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.