IVAN DORNELES RODRIGUES - PY3IDR

         Gaúcho, natural de Alegrete, nascido a 29 de abril de 1946, filho de Waldomiro Rodrigues e Alzira Dorneles Rodrigues, foi labreano atuante, exercendo quatro mandatos como conselheiro efetivo do Conselho Regional da LABRE/RS. Ocupou vários cargos na Diretoria da LABRE/RS: Assessor Especial da Diretoria, Diretor de Radioamadorismo, Diretor de Administração e Diretor Social.

         É membro da Ordem de Radioamadores Padre Roberto Landell de Moura. Pesquisador, profundo conhecedor da vida e obra do Padre-cientista Roberto Landell de Moura, Patrono dos Radioamadores Brasileiros. A Lei nº. 8.355, sancionada a 11 de outubro de 1999, pelo então Prefeito Municipal de Porto Alegre, Sr. Raul Pont, autorizando o Executivo Municipal a erguer, nesta Capital, um busto em homenagem ao Padre-cientista Roberto Landell de Moura; a Lei nº. 11.384, sancionada a 3 de novembro de 1999, pelo então Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Olívio Dutra, instituindo a “Semana Padre Landell de Moura”; assim como a Lei nº 10.438, sancionada a 05 de maio de 2008, pelo então Prefeito Municipal de Porto Alegre José Fogaça, que denomina a Rua Padre Roberto Landell de Moura no bairro Hípica,  foram de sua iniciativa.

         A 31 de outubro de 1999, por ocasião do 47º Rancho do Radioamador Gaúcho, realizado na cidade de Santa Maria, foi homenageado pela União Santamariense de Radioamadores - USRA, por ter se destacado no trabalho em prol do Patrono dos Radioamadores, o Padre Roberto Landell de Moura.

         A 7 de novembro de 1999, por ocasião do 5º Encontro Catarinense de Radioamadores, realizado na cidade de São Bento do Sul-SC, também pelo trabalho em prol do Padre-cientista Roberto Landell de Moura, foi homenageado e condecorado com a Medalha da Ordem de Radioamadores Padre Roberto Landell de Moura.

         Possui um extenso acervo sobre a vida e obra do Patrono dos Radioamadores do Brasil. Foi de sua iniciativa a implantação, na LABRE/RS, do Museu Dinâmico do Rádio, que visa, além de resgatar a memória do Radioamadorismo, mostrar aos mais jovens a evolução técnica do Serviço do Radioamador.

         É detentor do título de Sócio Honorário do Clube Erechinense de Radioamadores Paiol Grande - CERAPE, da cidade gaúcha de Erechim, outorgado a 25 de fevereiro de 2002.

         Integrou a equipe de radioteatro que elaborou a peça “Landell de Moura: homem, padre, cientista e seu momento R”, prestando consultoria à autora do texto Maria Panerai. A peça foi apresentada em 25 de setembro de 2003, Dia Nacional da Radiodifusão, promoção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão - AGERT, Central de Rádio do Interior - RS, Associação Riograndense de Imprensa - ARI, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul - SindiRádio e Alternativa Consultoria, homenageando o ilustre inventor Padre-cientista Roberto Landell de Moura, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil. Elenco: Carlos La Porta, Juracy Pinto, Maria Ieda, Mariza Fernanda, Otávio Mendes, Roque Araújo Vianna, com coordenação de Juracy Pinto, narração de Enio Rockenbach e sonoplastia de Francisco Anele e Pedro Amaro. O evento foi realizado no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa.

         É autor do livro “Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura”, editado em 2004, pela CORAG - Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas, Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre-RS, sobre a vida e obra do Monsenhor Roberto Landell de Moura.

         Ivan, com o intuito de preservar a memória da vida e obra do ilustre inventor brasileiro Padre-cientista Roberto Landell de Moura, criou o Memorial Landell de Moura, disponibilizando seu acervo (livros, revistas, jornais da época, fotos, vídeos, áudios, cópias das patentes americanas, caderno original do Pe. Landell) aos interessados na Rua Drª. Rita Lobato, 150 ap.204, em Porto Alegre-RS. Também está à disposição uma réplica do Transmissor de Ondas do Pe. Landell, patenteado nos EUA em 1904. Esta réplica é uma obra concluída em maio de 2004 pelo gaúcho Marco Aurélio Cardoso Moura. O Memorial Landell de Moura também possui um acervo (Biblioteca, Hemeroteca, Videoteca, Discoteca) sobre a história da Radiodifusão e memória do Radioamadorismo no Rio Grande do Sul.

         Também participa do Projeto A História do Rádio no Rio Grande do Sul, elaborado pela Alternativa Consultoria, que produziu 25 programas de rádio, um vídeo (A Força do Rádio) e a coleção “Na Onda do Progresso - O Papel do Rádio no Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, coletânea de 8 livros. Atualmente está sendo finalizado mais um exemplar da coletânea.

Ir para topo da Página

.
webdesigner Memorial Landell de Moura
Rua Dra. Rita Lobato, nº 150, Ap. 204
CEP:90110-040 - Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 9641-3289