A História do Memorial Landell de Moura

POR IVAN DORNELES RODRIGUES

 

Histórico do Memorial Landell de Moura

O Memorial Landell de Moura foi criado em 21 de janeiro de 2005, a partir de uma iniciativa do pesquisador e radioamador Ivan Dorneles Rodrigues, detentor do Indicativo de Chamada PY3IDR, autor do livro "Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura",com o intuito de preservar a memória da vida e obra do ilustre inventor Padre-cientista Roberto Landell de Moura, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil.

No Memorial Landell de Moura encontra-se grande acervo (livros, revistas, jornais da época, documentos, fotos, vídeos, DVDs e CDs) à disposição de interessados para consulta na Rua Dra. Rita Lobato, 150 ap.204, bairro Praia de Belas, Porto Alegre-RS.

O Memorial também apresenta um acervo (Biblioteca, Hemeroteca, Videoteca e Discoteca) sobre a história da Radiodifusão e memória do Radioamadorismo no Rio Grande do Sul, que está à disposição para consulta local.

Em 2008 o Memorial colocou em prática um projeto de digitalização do acervo, que permite a sua preservação e a disponibilização rápida e eficaz ao público interessado.

As visitas deverão ser agendadas pelos telefones: (51) 3341-3644, 3341-6649, 3258-6543 e 9641-3289 ou pelo e-mail: ivanr@cpovo.net.

O Memorial Landell de Moura dispõe de exposição itinerante sobre a obra do Pe. Roberto Landell de Moura, composta por banners que está disponível, mediante agendamento, para as entidades interessadas.

O objetivo do Memorial é de fomentar, informar e facilitar as pesquisas dos interessados na história do Rádio, e tem servido de fonte para pesquisas em diversos campos da mídia e da comunicação social.