Combata o estresse com yoga


Através da história, o homem tem lutado contra o estresse, a diferentes níveis, conforme exige a evolução.


Nesta era digital onde os sentidos estão sujeitos a múltiplos estímulos e as exigências do mundo externo são maiores, muitas vezes se esquece de seu ser interior, você perde o contato com si mesmo, gerando estados de stress, com mais freqüência, que muitas vezes transbordam sua capacidade de geri-la e a ordem para conseguir lidar com a situação.



No momento de procurar ajuda, dentro do leque de possibilidades, é possível recorrer a terapias tradicionais, alternativas ou disciplinas que dêem outra opção de olhar a vida. Dentro destas últimas, encontramos o Yoga: uma Disciplina oriental milenar, incorporada, hoje em dia, a civilização ocidental e que traz inúmeros benefícios psicofísicos, sozinha ou como complemento de qualquer terapia médica ou psicológica, sem importar a idade.



Os asanas (posturas de yoga) e pranayama (respiração sadhana), praticados juntos, permitem alcançar grande energia no corpo, estimulando células e relaxando a tensão muscular. Com uma prática regular, os sentidos que distraem a mente para o ambiente externo são trazidos para o interno acalmando a mente inquieta.



À medida que se pratica o yoga, cada asana é acompanhada de ciclos respiratórios completos conscientes, que ajudam a ter uma circulação de um maior fluxo de sangue ricamente oxigenado e nutriente para o cérebro e o resto do corpo. Isso permite estimular a memória, a atenção e a concentração.


Esses momentos de quietude consciente através de asanas permitem alcançar tranquilidade mental e que seja carregado de energia.
Os exercícios se realizam progressivamente de acordo com o corpo vai permitindo, para evitar lesões, sem competir.


À medida que se pratica, se desenvolve a elasticidade, flexibilidade e pode permanecer mais tempo em uma posição. Se trabalha na percepção do movimento consciente.



Para reduzir o estresse, o corpo e a mente não devem ser tratados como componentes separados. A tensão associada com o estresse é acumulada em grande medida, os músculos do diafragma e o sistema nervoso.


Se estas áreas são relaxadas, o estresse é reduzido.


O yoga proporciona um profundo relaxamento e tem um profundo efeito sobre o sistema nervoso central, como também sobre o sistema circulatório, respiratório e digestivo.
Quando algumas partes do corpo são tensas, a circulação nessas áreas diminui, reduzindo o sistema imunológico.


O yoga trabalha nestas áreas para liberar a tensão e aumentar a circulação. O sangue flui para todas as partes do corpo, estabilizando o ritmo cardíaco e a pressão arterial.


Uma respiração rápida e pouco profunda se torna profunda e lenta, permitindo o acesso a uma alta oxigenação e eliminando o estresse do corpo e da mente.


Também se inclui a meditação ou Mindfulness (consciência plena) que se exerce a prestar atenção de forma ativa, situando-se no momento presente e sem julgar, tornando-se mais realistas para assumir a existência, independente das circunstâncias que o cercam.


A atenção dada outra forma de sustentar a experiência de presença; desenvolver a capacidade de abraçar a realidade das coisas é curativo e transformador. O cultivo da atenção plena é um ato de amor e compaixão por si mesmo.


 

Combata o estresse com yoga
Classifique essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *