Aplícatelos em casa, sem riscos!

Se te anima a teñirte com suas próprias mãos, preste atenção a estas seis importantes precauções que você deve ter em conta.

Você sabia que, com a mudança de estação do ano, muitas pessoas se animam a mudar também a cor de seu cabelo? A passagem do verão para o outono é um incentivo para renovar a imagem e, acima de tudo, para dar um novo ar ao rosto, apesar de tudo, há que dizê-lo) cada qual o faz com mais ou menos acerto na escolha do tom.

As canas povoam seu cabelo desde há anos? Então, nós apostamos que você tiñes com frequência e te toca te fazer uma revisão mais vezes do que gostaria para lutar contra essas indesejáveis raízes brancas.

A opção mais confortável -que não a mais económica, é claro – é colocar-se nas mãos de um bom cabeleireiro, porque pintar o cabelo não deixa de ser uma tarefa minuciosa e ao mesmo tempo complicada, e, além disso, um profissional normalmente nos dará mais garantias de que a tintura nos ficará bem. Mas também podemos teñirnos em casa, sem muitas complicações, com produtos de coloração permanente, semi-permanentes ou que vão em poucos lavagens. Estes corantes foram previamente testados para o uso a que são destinados e, em princípio, não têm por que ser perigosos para a saúde. No entanto, e mesmo seguindo cuidadosamente as instruções que vêm na embalagem, é muito conveniente que tenhamos em conta várias precauções na hora de aplicar esse tipo de produto, já que, pela sua composição química, podem ser agressivos para o próprio cabelo ou da pele.

Teste de alergia

Para certificar-se de que a tinta que você vai aplicar não se produz alergia, que é algo que pode acontecer, aplique uma gota de tinta sobre a pele, atrás de uma orelha e deixe-o durante dez minutos. Se este intervalo não detectar nenhum sinal de reação, como coceira, ardor ou vermelhidão no local de prova, você pode usar a tintura com confiança. Não obstante, se notaras estas lesões do couro cabeludo ou em qualquer outra área, uma vez aplicado o produto sobre o cabelo, remova-o da mesma de imediato.

Use sempre luvas

A pele das mãos é especialmente sensível, e, em contato com as tinturas para o cabelo podem ressecar e descamar, além de estar expostas também a possíveis reações alérgicas. Além disso, as unhas podem manchar com tintura com facilidade, e remover o produto nem sempre é fácil. Para evitar essas possibilidades, use luvas de látex ou plástico finos. Normalmente estão incluídos na embalagem da tintura.

Monitora o relógio

Não deixe que a tintura na cabeça permaneça mais tempo do que o necessário. Cada marca define o tempo necessário, respétalo ao pé da letra. Caso contrário, o seu cabelo pode ressentir-se, e a cor resultante pode ser diferente do desejado.

Jamais misture tinturas

Não constrói nunca restos de tinta para um novo recipiente, nem misture diferentes tinturas para o cabelo. O resultado pode ser explosivo para o seu cabelo e sua pele. Tenha em conta a proporção de mistura do que consta na etiqueta.

Enxágue bem

Decorrido o tempo de descanso da tintura, lave o couro cabeludo com água abundante, revendo as partes da cabeça onde seja possível depositar mais quantidade de produto. Pode ser necessário que se aplique algum condicionador para amaciar e proteger o cabelo, que geralmente vem dentro da caixa.

Só para o cabelo

Não é você for tingir os nunca as sobrancelhas ou cílios com tintura para o cabelo, já que não estão preparados para estas áreas tão sensíveis. Pode provocar irritações na região dos olhos por reação alérgica ou por derrame acidental do produto no interior dos mesmos, com risco de lesões oculares internas de importância.
Para essas áreas vai encontrar corantes específicos, ou recorre a um centro de estética, onde você aplicáveis confortavelmente sem que corra riscos.

Se está grávida…

Através da fibra capilar, apenas uma pequena quantidade de produtos químicos da tintura são absorvidos pelo organismo. Esta dose é tão pequena que, se você aplicar tintura nos cabelos durante a gravidez, é bastante improvável que cheguem a afetar o seu bebê. Se você tem alguma dúvida sobre isso, pergunte ao seu ginecologista.

NOSSO CONSELHO: Não use a tintura se você tiver uma erupção cutânea na face ou couro cabeludo sensível, irritado ou danificado.

Twitter